Toda ação tem ganho. Todo esforço não.

 

Quando comecei a ler este livro, pensei: mais uma obra que vai prometer e não entregar. Não são todos os livros que deixam uma inspiração ou mudam minha percepção. Mas em todos aprendo algo novo. Nem que seja com a experiência alheia.

Esforçar-se além da conta torna mais difícil obter o resultado que se quer.

Sem esforço foi um presente especial para uma época difícil. Assim como muitos, o mercado não está fácil e a prioridade tem sido cuidar da saúde física, mental e familiar. Nosso mundo profissional desabou. Ou pelo menos estacionou. E não adianta mais tantos conhecimentos e experiências se não há oportunidades. Entretanto, o que o autor nos mostra, através de exemplos pessoais e profissionais, é que se está difícil fazendo muito, por que não tornar fácil fazendo pouco? É como se invertêssemos os papéis, a situação, gerando outra forma de ver as coisas. Isso faz sentido, num momento em que estamos tão esgotados que não temos mais ideias nem sabemos mais para onde ir.

Greg McKeown propõe um jeito novo de fazer as coisas “essenciais” da vida, como cuidar da família, saúde, relacionamentos e trabalho. Um jeito de realizar mais com MENOS ESFORÇO. Com isso, ele não nega que grandes feitos são frutos de muito trabalho e dedicação, mas condena a forma e o tempo investidos, quando levam à exaustão. Sua ideia é perceber, antever, prevenir, pensar, criar e executar métodos de desenvolver todas as tarefas (não só essenciais) de uma forma menos exaustiva e mais prazerosa. E isso também é possível.

Me vi em vários exemplos citados no livro e, em outros, destaquei como sugestões a seguir. São ideias boas, grandes ideias aliás, de pessoas comuns a esportistas, empresários e gigantes da tecnologia, entretenimento e saúde, como Amazon, Netflix, Apple, Pixar, Pfizer etc. Em todas elas, um ingrediente em comum: facilitar o processo para atender às expectativas e gerar resultados.

Parece uma linguagem clichê mas é como funciona. Nosso corpo não é máquina, mas sabe trabalhar com PROCESSOS. Não é capaz de decorar tudo, mas pode se valer de um CHECKLIST para não deixar passar detalhes importantes. Não temos tempo suficiente para fazer tudo que gostaríamos, mas podemos AUTOMATIZAR tarefas que requerem muito tempo de execução com a ajuda da tecnologia. As possibilidades são infinitas, se nosso foco for a realização sem esgotamento mental; a felicidade com tranquilidade e não o esforço sem prazer. Afinal, tudo que nós queremos é acordar todo dia com inspiração e motivos para viver. Sem esforço fala sobre isso com clareza e simplicidade.

A cada momento temos uma escolha. Escolho o caminho mais pesado ou o mais leve? A vida não precisa ser tão dura e complicada quanto a tornamos. Greg McKeown

Comentários

Postagens mais visitadas