O segredo da vida está dentro de você


Quantos livros você já leu em busca de mudança de hábitos, com dicas, treinamentos e tantos outros exercícios para mudar seu estilo de vida e atingir seus objetivos? Bem, eu não comecei a ler esta obra com esse propósito. Minha curiosidade estava centrada em apenas um objetivo: como funciona a mente. Pelo menos, pela visão do casal, Allan e Barbara Pease, que nos apresentam as explicações científicas por trás da chamada Lei da Atração, mostrando como e por que atraímos para nossa vida aquilo em que mais pensamos. Com décadas de experiência em estudos do comportamento humanos, os autores nos ensinam a reprogramar o cérebro, influenciando positivamente nossos pensamentos, com uma mentalidade voltada para a realização dos nossos desejos e não para o fracasso.

Viver é um desafio constante e, para ter êxito, precisamos aprender a jogar o jogo da vida. E nada mais interessante que começar por conhecer a si mesmo para, enfim, conhecer os mecanismos que a mente se utiliza para chegar aos objetivos desejados. Ou seja, o segredo para o nosso sucesso (realização pessoal, profissional, financeira etc.) está em conhecer o poder da nossa mente. Com isso, podemos chegar em qualquer lugar. E isso não é papo de coaching...

Desde sempre a humanidade tenta explicar o sentido da vida, por que estamos aqui e para onde vamos. Filósofos, cientistas, religiosos e tantos outros estudiosos tentam desvendar os mistérios acerca da nossa origem, mas, pela falta de uma resposta, surge outra necessidade: é a necessidade de darmos um sentido à vida. Isso significa que, seja lá como chegamos até aqui ou qual fé nós processamos (ou não), não deveríamos passar pela vida inatos, apáticos, desanimados. Pelo contrário, devemos estar presentes, e não ausentes, durante nossa jornada, fazendo o melhor para nós e para a sociedade, pois somos seres sociais e dependentes. Não nascemos para viver isolados.

Este livro mostra a trajetória de vida do casal Allan e Barbara Pease, dois americanos que decidiram se aventurar pelo mundo em busca da realização dos seus sonhos. Apesar de parecer clichê, foi exatamente isso que eles fizeram. Após sucessivas decepções na vida pessoal e profissional, eles tiveram a ideia de planejar seus próximos anos de modo que nunca mais passariam necessidades. E assim, traçaram planos, criaram metas, com data certa para executar, e partiram para a ação.

O livro é uma espécie de manual para quem deseja fazer o mesmo: encontrar um propósito na vida que seja satisfatório é compensador. Segundo eles, isto é possível, graças ao SAR, Sistema Ativador reticular, um mecanismo de comando cerebral que age de acordo com o nosso pensar. Ou seja, se queremos algo, ele registrará as informações e buscará os meios de alcançarmos os resultados. Do mesmo modo, se desejarmos o contrário, ele fará o mesmo, ou seja, nada.

O SAR pode trabalhar a seu favor ou contra você. Tudo depende do que você pensa.

Segundo os autores, quando você cria uma imagem clara e nítida daquilo que deseja, o SAR vai entrar em ação e não irá parar até encontrar o que você procura. É por isso que quando queremos algo específico, como um carro, começamos a vê-lo em todo lugar. Foi o que aconteceu comigo quando estava dirigindo e vi um carro que combinava com meu estilo. Desejei tanto que passei a vê-lo em todo lugar. Mas como custava caro, me planejei para comprar. Três anos depois, realizei meu sonho.

… Não há nada bom nem mau; o pensamento é que o faz assim. Shakespeare

Por meio desse mecanismo de filtrar informações, nosso cérebro pode nos ajudar a conseguir tudo que desejamos. Para isso, primeiramente precisamos decidir o que queremos e não pensar em como iremos alcançar, pois além de cairmos na armadilha de não nos sentir capazes de realizar, essa é justamente a função do SAR, buscar os meios de atingir tal objetivo. E, com o tempo, os primeiros sinais de como realizar começarão a tomar forma em nossa mente. Segundo os autores, o SAR funciona como um GPS, um guia que trabalha em cima de uma direção. O resto fica com ele, que encontrará meios de nos ajudar a ver a luz no fim do túnel.

Uma das partes mais interessantes do livro são as listas que eles nos dão com metas a ser atingidas, tais como: morar na praia, visitar 50 países, ser famoso, morar em outro país e ter o próprio negócio. Essas e outras sugestões são exemplos para que o leitor possa começar a montar sua lista de desejos. Após essa etapa, criamos outra lista, dividida em A, B e C. As coisas mais importantes e urgentes são colocados na lista A. As mais distantes e divertidas, na lista C. As que são importantes, mas demandam mais tempo para alcançar, ficam na lista B. Caso os desejos mudem com o tempo, podemos mudá-los de posição ou até desistir deles. Esse exercício mental ajuda nosso cérebro a reter somente aquilo que desejamos e priorizar a realização deles. É por isso que não devemos perder tempo com notícias, imagens e mensagens que não acrescentam positivamente à nossa vida e preencher nosso tempo com coisas específicas que irão nos ajudar a chegar onde queremos.

Quando você escreve um item na lista, começa a ver informações sobre esse item em toda parte.

Outra informação interessante sobre fazer uma lista é que temos maior probabilidade de atingir metas quando escrevemos à mão. Digitar requer um pequeno número de movimentos e conexões neuronais, enquanto escrever a mão envolve até 10 mil movimentos, criando no cérebro milhares de vias neurais. É por isso que busco escrever a mão, inclusive em tablets, para manter meu cérebro ativo de diversas formas. Abaixo, exemplos das metas para montarmos nossa lista.

O segredo de avançar é começar. Mark Twain

Entre exemplos de experiências de vida pessoais e de pessoas bem sucedidas, os autores vão nos mostrando como é possível atingir nossas metas, quando persistimos e criamos hábitos positivos. Também fala sobre os pensamentos negativos e como devemos evitar andar com pessoas com esse tipo de influência, pois além de ser alguém que decidiu ficar na inércia e aceitar sua realidade, tende a lhe botar para baixo, desejando o contrário do que você almeja. Então, mesmo que conviva com pessoas assim - até porque não podemos mudar o jeito delas -, decida não cair na armadilha dos negativos.

As metas sugeridas nesta leitura foram os desejos dos próprios autores que, juntos, realizaram pelo menos 90% delas, incluindo ter um filho em idade avançada (o casal tem filhos de outros casamentos). As metas não alcançadas foram deixadas para trás porque perderam importância com o tempo. Isso faz parte do processo de amadurecimento, pois além de vivermos em sociedade e dependermos de fatores externos, nossa mente está em constante evolução. Portanto, eles insistem que devemos pôr na lista somente o que realmente desejamos realizar, a fim de que nossa mente trabalhe a favor de nós. E não contra nós…

Se a vida é um jogo, aqui estão as regras é um livro que realmente nos ensina a mudar de comportamento, baseado em fundamentos científicos. São histórias de pessoas que superaram medos, enfrentaram desafios, curaram-se de doenças, ficaram ricas e alcançaram objetivos pessoais e profissionais fazendo uso da Lei da atração. Ou seja, tudo o que elas desejaram, atraíram para si, por meio de seus pensamentos e ações. Um sinal de que nosso cérebro exerce grande poder sobre nós, ajudando (ou atrapalhando) nas nossas decisões...

Comentários

Postagens mais visitadas