Coleções para Licenciados

 

Ao longo da minha profissão, tive a oportunidade de trabalhar com grandes lojas de departamentos que me abriram portas para o design de produtos licenciados. Além das etapas próprias da criação de coleções de moda, o design de produtos licenciados consiste em acompanhar as aprovações das artes (estampas) e peças (produtos) junto às marcas registradas. Tudo tem de ser reportado e acompanhado com muito critério para não haver erros nem impedimento para as marcas de lançarem seus produtos nas lojas. Para isso, a fluência na língua inglesa é fundamental, para a comunicação com as marcas internacionais. Além da coordenação das etapas do processo, meu trabalho consiste em pesquisar temas, criar coleções, juntamente com designers de estampas (freelancers em licenciados), desenvolver os produtos e acompanhar a aprovação final de artes (Approval Form) e peças. Ufa!

Minha primeira coleção de Licenciados foi desenvolvida para a Marisa, com a criação de pijamas sazonais dos Looney Tunes. Para isso, fiz um pequeno treinamento na sede da Warner Bros Brasil, em São Paulo, e troquei várias informações com o time de criação, além de visitas ao departamento de compras da Marisa, com troca de informações e aprovações. Cada coleção era minuciosamente elaborada, desde os temas à matéria-prima, cores e aviamentos utilizados.

A maioria das coleções que desenvolvi era temática, como a Copa do Mundo, realizada no Brasil, e coleções de Fim de ano. Um detalhe importante sobre os licenciados: cada linha de produtos pertence a apenas um licenciado nacional. Ou seja, a empresa para quem eu trabalhava era a única autorizada no Brasil a fabricar e vender os produtos Looney Tunes na Linha Noite (Sleepwear). Isso me abriu portas para a criação de coleções para clientes de outros países que queriam vender a mesma linha no exterior.

Além da Warner, também desenvolvi algumas coleções com as famosas bonecas BRATZ para a Marisa, na linha Praia Infantil.

Em seguida, veio a PUCCA, licenciada de um cliente na Venezuela, para quem desenvolvia periodicamente coleções na linha Sleepwear Infantil, inspiradas na famosa bonequinha coreana. Além dos produtos, criava também os aviamentos e acessórios da marca.

A HELLO KITTY veio tempos depois, com a criação de coleções sazonais na Linha Infantil para uma indústria de Jaraguá do Sul, que fornece coleções periódicas também para a Marisa.

Sou muito grata pelos anos trabalhando com lojas de departamento (Marisa, Wal Mart, Extra, Renner, Pernambucanas…) e Licenciados (Warner Bros, PUCCA, Hello Kitty, Bratz), que me ensinaram, de maneiras diferentes, como o processo criativo e produtivo desse mercado, muitas vezes cansativo, pode ser tão lúdico e divertido... :)

Comentários

Postagens mais visitadas