MAXIMODA 2015 - Negócios da Moda
No dia 21 de agosto, aconteceu a 8ª edição do Maximoda 2015, Seminário de Negócios da Moda do Nordeste, voltado para empresários e profissionais de Moda.
Abaixo, um resumo das palestras.
ABERTURA - Gestão de Negócios e de Portfólio de Marcas por Lifestyle
- Luis Taniguchi é especialista em Gestão de Negócios e Gestão de Portfolio de Marcas por Lifestyle. Formado em Engenharia com pós-graduação em Administração pela FGV, Luis Taniguchi é professor em importantes instituições de ensino, como Senac e FAAP, e compartilha seu knowhow de consultor de grandes empresas.
A VITÓRIA DA CRIATIVIDADEAções simples de gestão:
- pra quem nada sabe onde ir, qualquer caminho serve (qual o objetivo que a empresa quer alcançar, pra quem vender...)
- identifique o caminho (público alvo - feminino jovem, contemporâneo, masculino jovem, esportivo, infantil, q surge das tendências e personagens da mídia, da internet e tipo de loja - estilo lúdico, moderno, contemporâneo...)
- diferenciar-se da concorrência (estratégia própria)
- facilite o seu trabalho (identificar o consumidor facilita o tipo de trabalho, por onde seguir)
- encontre oportunidades (ficar de olho no mercado, identificar o lifestyle q vão surgindo, como os hipsters... - busque o resultado. Vc só vai ter resultado se souber onde quer chegar. Não adianta querer chegar no resultado sem foco.
- setores financeiro, operação, compras, marketing deve, ter uma única meta é não trabalhar cada um com seu foco.
- dados e fatos (a partir do momento q vc tem os dados, vc precisa ter datas definidas para atingir seus objetivos. Ter os dados e esperar para agir perde o foco e tempo. Esse é o nosso desafio, como fazer a previsão disso. Tem horas q vc precisa ser ágil pra mudar. Agilidade, resiliência. Se vc está olhando os dados e fazendo análise dos fatos, vc vai ser ágil.
- tenha giro de produto (como se o seu produto fosse um pãozinho quente na padaria. Esse é o produto q gira mais rápido, que coloca na prateleira e vende rápido)
- tenha só um estoque necessário (avalie o estoque, o que está vendendo, qual a proporção de venda c relação ao seu estoque. Esse é o giro. Se vc não avaliar o estoque, está supondo q vai vender, ao invés de avaliar e daí apostar no próximo produto pq sabe q ele vendeu.
- OU X E (vc tem três tipos de produtos: clássico, divertido e futurista, mas seu cliente só compra um. E vc fica com os outros em estoque. Já, se vc faz produtos para o cliente clássico, o divertido e o futurista, vc atende a todos. Esse é o E. Dá mais trabalho, mas é o q todos estão fazendo.
- facilite a compra (forma de arrumar a loja, aparência e disposição dos produtos. O estilo deve criar pensando como o produto vai ser exposto na loja, com harmonia. O produto deve ser de acordo com a apresentação dele na loja).
- conhecer o quanto vale seu produto (quanto é o valor dessa peça no mercado e não quanto custa a peça pra vc). Entender o mercado e ver se seu preço está adequado ao mercado pra saber até onde vc pode ir c seu preço.
- quanto vale seu produto? (Exemplo de três tipos de vestidos infantis: um estampado de malha, um liso branco bordado e um estampado xadrez. Qual vc compraria? Vc escolheria o estampado para a criança sair pra brincar, então vc não pagaria muito por ele. Vc pagaria mais pelo liso, para sair à noite. Mas o estampado teve um custo maior que o liso, mas o valor agregado foi dado ao liso.
-olho no mercado (alta do dólar, concorrência trabalhando c várias formas de pagamento, novos negócios, pra onde a concorrência está indo, tentando ir e acompanhar).
- cheque o resultado (não adianta comprar, ter metas, fazer estudos, sem checar o que estão fazendo, o que vendeu, qual a tendência q apostou q não vendeu, ou q vendeu, de onde veio a tendência que vendeu bem pra apostar novamente, todo mundo tem que estar checando. O desenvolvimento, financeiro...
EFICIÊNCIA
- pra determinar qual é o melhor produto, normalmente se checa as receitas. Tipo o produto A vendeu mais que o B e o C.
- cada índice analisado muda sua visão. Todos os índices de venda são importantes. Deve se avaliar cada índice pra saber qual caminho seguir. (Produto A vende muito, mas em compensação o estoque dele demora dois meses pra acabar. Já o produto B vende menos, mas sai muito mais rápido, quase não tem estoque. Então, o meu produto B deve ser visto como prioridade, pq não demora pra sair, embora venda menos. O estoque parado não é vantagem)
- segurança de acerto (faturamento, preço médio, venda peça, estoque, giro, markup)
- PA (peças por atendimento)
- 5 itens para estar atento (1 identifique o caminho, 2 busque resultado, 3 compre bem, 4 facilite a compra e 5 cheque o resultado)
-"uma letra faz toda a diferença". Exemplo: a palavra CRISE sem o S fica CRIE. Exemplo de moda infantil pra bebê estilo rock, como BABY ROCK.
- vc pode pegar a identidade de uma marca e transformar em Business, negócio.
Uma ação simples para gestões vitoriosas:
- investigue seu público alvo. Viver diretamente com o cliente e ouvir o que ele gosta, o que ele quer. Investir no que ele gosta. Esse é o mecanismo mais rápido de chegar no seu consumidor. Tem empresas de pesquisa pra ajudar, mas vc estar perto do cliente é mais vantajoso e mais rápido.
- tenha o hábito de checar o que está fazendo, o que está criando, o que está vendendo para ter resultados.
Conquiste a vitória através da criatividade!PALESTRA - Desenvolvimento de Produtos Infantis e Storytelling (FÁBULA)
Diretora criativa da marca infantil Fábula desde sua fundação em 2008. Faz parte do núcleo de pesquisa e conceito da Farm. Entre 2005 e 2008 foi coordenadora de estilo da Totem Kids e estilista da linha feminina da Richards. Marta Rodrigues vai contar como encantar crianças e adultos através da moda infantil.Dos mesmos donos da Farm, a Fábula foi lançada em 2009 e brinca com a mania de inventar histórias. Histórias e roupas para meninas de 0 a 10 anos para emocionar a todas as idades. Eles não queriam uma Farm kids, mas uma marca com identidade própria, que tenha a mesma família, mesmo DNA, mas tenha uma liberdade diferente. É um caminho mais difícil, mais longo, mas acreditaram que era assim q tinha q ser. Irmã mais nova, a Fábula nasceu na mesma família, com identidade própria, com muita liberdade.PROPOSTA DA MARCA- criar uma loja que a criança não tivesse q estar ocupada com tecnologia enquanto os pais compram, mas um lugar onde a criança achasse q encontrou um lugar para ela. Um espaço lúdico, onde entrava todo tipo de gente, punk, gays, pessoas interessadas pelo cenário. Eles queriam emocionar qualquer pessoa, com filhos ou não, e conseguiram.- marca genuinamente brasileira, tem na estamparia e no colorido tropical o seu DNA. Os desenhos são imaginados e coloridos um a um, e a cada coleção, contam uma história diferente, costurando elementos e sonhos.- com 6 anos de existência, tem lojas próprias no Rio de Janeiro, São Paulo e online. Mais de 200 pontos de venda no Brasil.PROCESSO CRIATIVO- Parte de um tema, pesquisa, viagem. Fazem um caderno, desenhando livremente elementos, como um livro de história e depois vai montando as estampas. Os desenhos são imaginados como se fossem história. A coleção surge numa entrega total. É importante saber as tendências etc, mas a Fábula gosta de criar livremente, sem barreiras. Um trabalho original.- equipe formada por ela, coordenadora de estilo, uma estilista, duas assistentes e um ilustrador, apenas, que faz todas as estampas.- equipe pequena, mas envolvida em tudo. Ela escolhe desde a linha até o botão. também colore as estampas.- produção de catálogos feitas com fotos de lookbook- fotografam sempre externo. Acreditam que as roupas da Fábula crescem muito na natureza.- 70 looks. Só convidam crianças filhas de amigos. Não contratam crianças, pra não incentivar o trabalho infantil. Elas amam fazer as fotos, usar as roupas, e pedem pra voltar, repetir.- preocupação em construir um cenário para as crianças brincarem mesmo, se sentirem à vontade. As crianças ficam horas brincando no cenário. Tem que ser divertido, verdadeiro. E pra isso, fazem testes de segurança antes pra tudo sair certo. Um dia muito mágico, renovador.- 3 coleções de Verão: lançamento Verão, Meio Verão e Alto Verão. Total 600 itens.- 2 coleções de Inverno: lançamento Inverno e Alto Inverno. Total 350 itens."Viajar. Vivência. Observação. A curiosidade faz com que a gente "saia da casinha" e tenha novas experiências."Dica de Filme: Tarja branca 2014 (Netflix): fala sobre a importância de brincar. Filme brasileiro.Mensagens:- "Brincar é urgente! Brincar é coisa séria!"- "Uma vez, eu estava conversando com meu chefe, que me perguntou: Marta, o que é a Fábula? E eu pensava numa frase bem criativa pra falar, algo cheio de ideias profundas, pra responder e ele respondeu pra mim: a Fábula é um negócio!!!!"PALESTRA - Gestão Comercial de Marca (DAMYLLER JEANSWEAR)
1- PROCESSO CRIATIVO
Damylla e Jordana Damiani são irmãs e comandam, respectivamente, estilo e comercial da Damyller. Responsáveis pela expansão da empresa que conta hoje com mais de 100 lojas pelo país e já abriu lojas em Boston, nos Estados Unidos, e um espaço na Galeria Laffayette, em Paris. Elas vão dividir suas experiências à frente do novo momento de expansão da grife brasileira que é sinônimo de jeanswear.1.1- pesquisa de produto- Ganchos (alturas de cintura, variedade de altura de cinturas, e aplicar diversos tipos nas coleções, sem focar num só tipo de cintura)- Shapes (formas, barras de calças, skinny, flare...)- WGSN (ferramentas de pesquisa e comportamento)- Gerenciamento de informações (Viagens ao exterior e análise de tendências e necessidades para o público alvo).1.2- pesquisa de tecnologia- SAP (introdução de software onde a empresa se conecta com toda a fábrica de qualquer lugar do país, e sabe sobre número de vendas produtos etc em tempo ábil. "O SAP nos obriga a trabalhar corretamente."- cupom fiscal eletrônico para o consumidor (a não necessidade de imprimir a nota fiscal e enviar por e-mail, caso o cliente deseje)- case AFS no Brasil- SKU2 - PROCESSO PRODUTIVO- 100% produção interna do jeans- parque fabril automatizado- indústria ambientalmente sustentável (coleta seletiva, máquinas de ozônio e laser, economia de mais de 42 milhões de litros de água/até 11 toneladas de produtos químicos/ano)3- MODELO DE NEGÓCIO- lojas próprias- e-commerce- empresa verticalizada- lançamentos semanais- + de 120 modelos/mês- 2 campanhas por ano- 95% dos produtos vão pra todas as lojas. 5% vão para lojas específicas, de determinado perfil. Exemplo: modelagem de calça com entreperna de 1,05cm que é própria da região do sul, é regionalizada e não adequada à todas as regiões.- o maior canal hoje, de mídia, é a mídia digital. Algumas praças trabalham com tv, rádios e algumas vezes eles dividem os canais. O "boca a boca" tb é um canal positivo que ajudou a trazer a marca até aqui.4 - RELACIONAMENTO COM O CLIENTE- ações específicas (CRM/SAP)- troca em todas as lojas do Brasil- SAC integrado com mídias sociais- resolução do problema do cliente no primeiro contatoMERCADO INFANTIL
- há 1 ano e meio introduziu o jeans para o público infantil, lançando mini coleções chamadas cápsulas. Está fazendo alguns experimentos nesse segmento, e esse ano começa a colocar no mercado.
FRASES LEMAS DA MARCA
NOSSO DESAFIO É REINVENTAR O JEANS A CADA TEMPORADA.FAZER O MELHOR PRODUTO AO MELHOR CUSTO.NOSSO LEMA É: NÓS SOMOS ORIENTADOS PARA O CLIENTE.
"Algumas das nossas ações, tem retorno rápido. Outras, precisamos encontrar outros caminhos para ter esse retorno."
"Quanto mais industrial vc é, mais rápido vc toma decisões de tecnologia, investimentos. "
"Temos que ser 'barriga de balcão', estar na loja e ouvir o que o cliente quer, deseja."
"Cliente é uma informação. Então, cabe a nós saber o que o cliente quer e detectar o que ele não quer. Porque se ele soubesse, ele mesmo criava."
"Entregue para o cliente aquilo que ele vai querer amanhã, mas que ele ainda não sabe o que é hoje." Frase de Steve Jobs






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