O PAPEL DO DESIGNER DE MODA


Planejando a Coleção: da Criação à Gestão


 Planejar uma nova coleção é uma tarefa que exige o comprometimento de todos os setores de uma empresa. 

Nas empresas da área têxtil e de moda, pensar o produto é fundamental, pois é necessário acompanhar constantemente as novas tendências e apresentar uma proposta que tenha coerência com as novidades lançadas no mercado (novas tecnologias, produtos, cores e matérias-primas diferenciadas), as necessidades do consumidor e seu perfil.

O designer de moda é responsável não apenas pelo aspecto estético do produto, mas também pelo aspecto econômico, que é dividido em três:

- Aspecto comercial/mercadológico (aceitabilidade pelo público): analisar se o produto é viável comercialmente, fazer o produto certo e com aceitação pelo mercado a que se destina;

- Aspecto financeiro (promover retorno lucrativo do investimento): analisar se o custo do produto está viável para o valor que será oferecido e se terá margem de lucro desejável, custo/benefício; 

- Aspecto produtivo (produção industrial tecnicamente possível): analisa a melhor forma de confecção do produto, evitando perda de tempo, retrabalho e atrasos na entrega.

Na gestão do design, o estilista deve agregar a parte criativa à parte técnica, indo além da sua sensibilidade e intuição na hora de criar um produto, aplicando conhecimentos de gestão, com técnicas que tornem o produto economicamente viável. 

O papel do gestor de design é interligar os vários setores da empresa, de modo que poderá alcançar objetivos reais e precisos com a ajuda de uma estrutura planejada.

O designer deve conhecer a capacidade e limitações da empresa e a capacidade de absorção dos produtos pelo mercado alvo.

Projeto de Coleção

O projeto de uma coleção é dividido em duas etapas: o planejamento e desenvolvimento de produto:

Planejamento
As propostas para a nova coleção iniciam com a reunião de planejamento. S
ão definidos: cronograma, tema, cartela de cores, tecidos, aviamentos, mix de produtos e dimensão da coleção, através da apresentação do Briefing pela equipe de estilo. Em seguida, é feita uma análise da coleção anterior, através do resultado das vendas e visita às lojas, que traz referência importantes, como produtos que tiveram boa saída, produtos que devem ser repetidos e aqueles que devem ser excluídos, por não ter vendido bem.

Desenvolvimento de Produto
O desenvolvimento da coleção envolve uma série de etapas, que iniciam na etapa de criação, passando para o desenvolvimento efetivo da peça. Abaixo você pode acompanhar as principais etapas - que passam pela escolha de tema, cores e matérias-primas, desenvolvimento de peças-piloto, graduação, encaixe e risco.

Criação/Estilo
  1. Planejamento
  2. Pesquisa de tendências
  3. Escolha do tema (Storytelling)
  4. Briefing
  5. Cartela de cores
  6. Cartela de tecidos/materiais
  7. Cartela de aviamentos
  8. Esboços/Croquis
Desenvolvimento

  1. Definição dos modelos
  2. Ficha técnica de peça piloto
  3. Modelagem
  4. Criação de estampas/bordados/transfers
  5. Risco de peça piloto 
  6. Corte
  7. Protótipo/Peça piloto
  8. Ficha técnica de Produção
  9. Graduação e Revisão dos modelos
  10. Encaixe e Risco
  11. Custo das peças

Fontes de pesquisa:
Inventando Moda: planejamento de coleção (Doris Treptow)
Aldaces (www.aldaces.com.br)

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