O PAPEL DO DESIGNER DE MODA
Planejando a Coleção: da Criação à Gestão
Planejar uma nova coleção é uma tarefa que exige o comprometimento de todos os setores de uma empresa.
Nas empresas da área têxtil e de moda, pensar o produto é fundamental, pois é necessário acompanhar constantemente as novas tendências e apresentar uma proposta que tenha coerência com as novidades lançadas no mercado (novas tecnologias, produtos, cores e matérias-primas diferenciadas), as necessidades do consumidor e seu perfil.
O designer de moda é responsável não apenas pelo aspecto estético do produto, mas também pelo aspecto econômico, que é dividido em três:
- Aspecto comercial/mercadológico (aceitabilidade pelo público): analisar se o produto é viável comercialmente, fazer o produto certo e com aceitação pelo mercado a que se destina;
- Aspecto financeiro (promover retorno lucrativo do investimento): analisar se o custo do produto está viável para o valor que será oferecido e se terá margem de lucro desejável, custo/benefício;
- Aspecto produtivo (produção industrial tecnicamente possível): analisa a melhor forma de confecção do produto, evitando perda de tempo, retrabalho e atrasos na entrega.
Na gestão do design, o estilista deve agregar a parte criativa à parte técnica, indo além da sua sensibilidade e intuição na hora de criar um produto, aplicando conhecimentos de gestão, com técnicas que tornem o produto economicamente viável.
O papel do gestor de design é interligar os vários setores da empresa, de modo que poderá alcançar objetivos reais e precisos com a ajuda de uma estrutura planejada.
O designer deve conhecer a capacidade e limitações da empresa e a capacidade de absorção dos produtos pelo mercado alvo.
Projeto de Coleção
O projeto de uma coleção é dividido em duas etapas: o planejamento e desenvolvimento de produto:
Planejamento
As propostas para a nova coleção iniciam com a reunião de planejamento. São definidos: cronograma, tema, cartela de cores, tecidos, aviamentos, mix de produtos e dimensão da coleção, através da apresentação do Briefing pela equipe de estilo. Em seguida, é feita uma análise da coleção anterior, através do resultado das vendas e visita às lojas, que traz referência importantes, como produtos que tiveram boa saída, produtos que devem ser repetidos e aqueles que devem ser excluídos, por não ter vendido bem.
Desenvolvimento de Produto
O desenvolvimento da coleção envolve uma série de etapas, que iniciam na etapa de criação, passando para o desenvolvimento efetivo da peça. Abaixo você pode acompanhar as principais etapas - que passam pela escolha de tema, cores e matérias-primas, desenvolvimento de peças-piloto, graduação, encaixe e risco.
Criação/Estilo
- Planejamento
- Pesquisa de tendências
- Escolha do tema (Storytelling)
- Briefing
- Cartela de cores
- Cartela de tecidos/materiais
- Cartela de aviamentos
- Esboços/Croquis
Desenvolvimento
- Definição dos modelos
- Ficha técnica de peça piloto
- Modelagem
- Criação de estampas/bordados/transfers
- Risco de peça piloto
- Corte
- Protótipo/Peça piloto
- Ficha técnica de Produção
- Graduação e Revisão dos modelos
- Encaixe e Risco
- Custo das peças
Fontes de pesquisa:
Inventando Moda: planejamento de coleção (Doris Treptow)
Aldaces (www.aldaces.com.br)



Comentários
Postar um comentário