Pensando a Moda

Sabemos que a moda é efêmera e reflete os padrões estéticos de uma época por meio de coleções desenvolvidas de tempos em tempos. Mas, para a Psicanálise, a moda vai além da estética, pois tem o poder de nos “deslocar” de onde estamos para nos tornar quem queremos ser (ou não), muitas vezes de forma inconsciente.
A moda é envolvente e sedutora, mas também influenciadora e viciante. Ela está em todo lugar e, para absorvê-la sem nos tornarmos reféns, precisamos aprender a questionar o que vestimos e entender o que está por trás do nosso consumismo.

Moda & Inconsciente e O Cérebro e a Moda são dois livros que vão abordar a influência da moda no nosso desejo inconsciente, mostrando o lado oculto e subjetivo, que não é palpável nem conhecido, mas que tem grande poder sobre nossas ações. O primeiro desnuda nossa personalidade por meio das roupas que vestimos, enquanto tentamos nos esconder por trás delas. O segundo explica o poder e impacto das imagens de moda na nossa vida cotidiana. Não por acaso escolhi ler os dois ao mesmo tempo. Como estilista e estudante de Psicanálise, procuro aliar as duas áreas por entender que a moda vai além do consumo, faz parte do nosso dia a dia e, assim como toda profissão, tem várias camadas que só conhecemos à medida que nos aprofundamos nela.

Muitos de nós desconhecem os bastidores da moda, porque somos “treinados” para ver apenas o lado glamouroso e consumista que a mídia mostra. E como vivemos numa sociedade imagética, ou seja, somos consumidos diariamente por imagens, nosso cérebro tende a formar pensamentos de acordo com o direcionamento dessas imagens, não sabendo até onde podem ser benéficas ou não. De fato, existem etapas da moda que são lúdicas e fascinantes, como as pesquisas de tendências, os desfiles de moda e as criações de coleções. Outras são mais técnicas e envolvem o desenvolvimento e produção de peças. Mas, no meio de tudo isso, há um turbilhão de informações e movimentos de pessoas, num vai e vem constante, para criar produtos não só para vestir, mas, principalmente, para despertar desejos nos consumidores. Desejos que terão um impacto enorme em nossas vidas, queiramos ou não. Então, já que não vivemos sem a moda, melhor conhecê-la de perto e tirar bom proveito…

Sabemos que estamos aqui de passagem. Mas, como diz Mario Sergio Cortella, como podemos tornar nossa vida mais prazerosa em meio a tantas adversidades? Eu diria que a moda é um desses caminhos. Um refúgio que tem o poder de mudar nosso dia, alegrar nosso espírito, por meio das roupas e acessórios que usamos. Esse é o grande poder da moda, e, embora muitas pessoas neguem sua influência, ela faz parte da nossa vida e está em todos os lugares…

Em Psicanálise aprendi que muitos dos nossos desejos são ocultos e, portanto, inconscientes, não sendo fácil interpretá-los. Mas o corpo sempre acaba falando por nós, seja por meio de sentimentos e emoções, como pela própria roupa que usamos e diz mais do que supomos...

No livro Moda & inconsciente, Pascale Navarri vai buscar na Psicanálise respostas para interpretar nossos desejos de consumo, tais como: O que está por trás do nosso desejo de vestir uma marca de luxo? Por que vestimos nossos filhos e filhas de acordo com nossos gostos pessoais? Por que escolhemos vestir roupas rasgadas, com aparência surrada? Por que queremos usar a última moda, sair na frente, ser notado ou desejado? Por que queremos manter a aparência jovem, prologando nossa idade biológica? O que leva alguém a tatuar o próprio corpo e ser marcado para sempre? O que esses desejos e pulsões querem dizer sobre nós? Pelo visto, mais do que imaginamos. A dinâmica da moda e seus efeitos sobre nós, como consumidores, vão além do vestir. Portanto, não se trata de um livro sobre códigos da moda, mas de uma análise psíquica da relação moda versus inconsciente. É sobre como nos comportamos e somos afetados pela moda e o que nossas roupas querem dizer sobre nós, quando nem nós sabemos bem ao certo.

A autora frisa que o livro é para leigos no assunto, mas não é bem assim, pois a leitura é densa e repleta de teorias psicanalíticas baseadas em estudos e experiências clínicas, requerendo um certo grau de conhecimento em psicanálise para ter um melhor entendimento, como as teorias de Freud usadas para explicar determinados comportamentos de seus pacientes, a fim de chegar a um diagnóstico que possa ajudá-los. Além disso, ela também faz uso de conceitos psicanalíticos para interpretar o comportamento de estilistas icônicos da moda, por meio de suas roupas, acessórios e estilos de vida.

Essa análise sobre a moda (e seu efeito sobre nós) é tão fascinante quanto complexa, pois são os detalhes da indumentária que desnudam nossa psique, enquanto tentamos nos proteger no nosso mundo interior. Será que nos vestimos para nos mostrar ou para nos esconder? O que há por trás de tanta exibição, senão uma negação? Por que queremos impor nosso estilo a todo custo a quem não está nem aí para nós? Ou para a moda? O que queremos dizer quando nos vestimos? O que queremos ser quando impomos nosso jeito de ser aos outros? A moda é um paradoxo, e, por isso mesmo, é importante questionar sua influência sobre nós. Algo que a psicanálise pode ajudar…

Em todos os momentos, estamos pensando em forma de imagens, com ou sem movimento. Nathalia Anjos

Em O cérebro e a moda, Nathalia Anjos nos convida a pensar e questionar a influência da moda sob outro campo: as imagens de moda. Um estudo sobre a forma como absorvemos e adquirimos produtos de moda, trazendo como foco as imagens que “consumimos” diariamente. Uma leitura mais didática, com exemplos de campanhas de moda, livros, vídeos e testes mentais, que abordam o impacto que as imagens têm na nossa vida e a resposta que damos a elas por meio de nossas ações, mostrando de forma, muitas vezes inconsciente, como elas influenciam na formação de pensamentos.

“Recebemos estímulos pelos nossos sentidos - visão, olfato, paladar, audição e tato -, sinais que são enviados ao cérebro, passando pelos neurônios, conectando-se e formando imagens em nossa mente. Tais imagens formam pensamentos, memórias e imaginação, dependendo da experiência que estamos vivendo.” O que a autora quer dizer é que somos resultado de tudo que vemos, sentimos e tocamos, podendo ser influenciados por isso. Portanto, devemos analisar bem tudo aquilo a que somos expostos, para não confundir realidade com projeção da realidade, que, muitas vezes, é o que as imagens fazem com quem não tem um senso crítico.

Dois livros que, juntos, interpretam a trajetória da moda pelo inconsciente, nos convidando a pensar e questionar tanto sobre nosso papel como profissionais, responsáveis pelo que criamos e entregamos, como pela forma como agimos com as pessoas que fazem parte dos processos. Porque não estamos sozinhos. Somos uma cadeia, uma engrenagem que, para continuar funcionando, precisa estar em harmonia com todos os envolvidos.

É por meio das imagens que a moda dissemina, valida e promove comportamentos. Portanto, temos responsabilidades éticas e um legado importante para deixar se quisermos que a Moda continue evoluindo como um organismo vivo e cheio de possibilidades para todos...

Meu objetivo não é entregar um manual ou apostila, mas estimular você a questionar as imagens que consome e que constrói. Nathalia Anjos

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