O Reaquecimento da Economia - Palestra com Carlos Caixeta

Foto Facebook: @carloscaixetaonline


Essa semana assisti à uma palestra bem interessante promovida pela Delfa sobre o cenário atual da economia brasileira e como devemos nos preparar para lidar com os novos tempos. Abaixo, fiz um resumo da palestra proferida por Carlos Caixeta, consultor empresarial. 


Foto: Convite Delfa/ Maio 2017


ECONOMIA BRASILEIRA
Falando mundialmente, não só de Brasil, cada presidente que derruba um governo, leva junto a economiaDepois de 10 anos falando que a nossa economia está caindo, este ano podemos dizer que a economia voltou a crescer 0,5%, pela 1ª vez. Parece pouco, mas é um avanço diante do cenário atual.


Foto: Google Images

A inflação vai reduzir. As pessoas estão mais confiantes. O futuro promete ser mais estável. Empresários vão investir. Pessoas vão comprar mais. Haverá um pequeno aumento na arrecadação de impostos. Se o governo vai bem, o mercado vai bem também. Todo mundo ganha. Essa mudança só começará a acontecer no segundo semestre, mas de qualquer forma, é um quadro muito positivo.




Foto: Google Images



FOCO
É hora de começar a trabalhar bem, com segurança, com foco para enxergar e entregar produtos assertivos. Temos que parar de achismo. Quem escolhe é quem dita. O mercado é quem manda. Às vezes, não sabemos o que os clientes querem. Tem empresa que não escuta seus clientes, que passa anos sem procurar saber disso. Não vamos deixar para aprender da pior forma, que é o hábito de achar.
É importante definir metas audaciosas. Tem empresas que não tem metas. Para gerenciar algo precisamos saber das coisas. Exemplo: empresário reclama da equipe, mas não sabe como estão as vendas, como estão as redes sociais (metas indutoras: o que induz ao resultado final), etc. "Diga qual a sua meta e eu lhe digo qual velocidade você vai." Para sermos melhores temos que medir e criar superação em cima de cada medição. Dar bônus, prêmios etc.


Foto: Google Images

RELACIONAMENTO
O mundo é um grande arranjo de gente apoiando gente. Você, como empresa e profissional, deve aumentar a confiança que os outros têm em você.
Criação de comitês: 1 vez a cada dois meses, procure reunir-se com as pessoas mais inteligentes da empresa e discutir a empresa. "Quais são os nosso principais problemas? Quais as principais ideias de melhoria dos nossos processos?..." Empresa que faz do jeito que quer faz por amor, mas a intenção não necessariamente gera o resultado que se quer.
Aumentar a eficiência e lucratividade e diminuir custos e despesas. Não podemos confundir investimento com custo de empresa. Se você confundir você "mata" sua empresa. Investir em tecnologia, bons profissionais, treinamento para melhorias, são investimentos que criam musculatura para ter boa gestão no futuro. Nós temos que ser eficientes, sempre. Quer ter resultado? Receita crescente. Sucesso é lucro líquido.  Manter os investimentos e ter lucro.


Foto: Google Images

OPORTUNIDADE 
É proibido perder clientes. Vendedores de lojas parados alegando recessão não pode ser permitido. Se não tem o que fazer, vai criar o momento. Articula pra gerar oportunidade. Ficar parado, esperando cair no colo, não vai gerar nada. Não aceitem justificativas. Especialistas em justificativas não geram resultados. Quando alguém começar a justificar você corta a conversa e diz: o que precisamos fazer para resolver? Ter iniciativas. Ações.
Exemplo: uma empresa que não tinha marca forte, não tinha muito dinheiro, mas tinha um pensamento: ter os melhores profissionais. Eles ganhavam bem. "Gente boa a gente tem que segurar." Essa empresa, às vezes, fazia em torno de 1.000 entrevistas para contratar apenas 1 pessoa.
As empresas que não têm propósito. que não conseguem trazer pessoas boas que acordem de manhã e digam que têm orgulho de trabalhar lá e ainda ganham seu dinheiro certo, empresas assim não terão sucesso. Não é só sobre dinheiro. O que move essa empresa? Os líderes da empresa devem ser coerentes com isso. Não abrir mão desse tipo de ação e ter esse tipo de profissional.

SIMPLICIDADE
O mais difícil é ser simples. De tanto saber eu consigo ser simples onde importa. "A simplicidade é o último estágio da sofisticação. " (Leonardo da Vinci)


Foto: Google Images

VISIBILIDADE
Onde nós aparecemos? Hoje, nós olhamos tudo no Google. O que sai sobre a sua empresa no Google? Seus clientes entram lá e querem referências sobre você. A primeira referência que entra lá é a definidora do seu negócio. Sou competente, sou mais ou menos ou não sou competente? Hoje em dia, as pessoas fazem levantamento sobre todas as redes sociais em que você está e ainda tem gente que não se preocupa com isso. Tudo hoje passa pelo mundo virtual. Banco, namoro, comida, contato com parentes... Mundo real hoje é o mundo digital + mundo material. Acorde enquanto é tempo! O seu sucesso começa na sua primeira plataforma de acesso ao mundo, que é digital.


Foto: Google Images

O IMPACTO NEGATIVO DAS REDES SOCIAIS

Cuidado com suas postagens nas redes sociais. Fotos seminu, bebendo... podem ter efeito negativo. Seu lugar no mundo digital pode parecer pessoal, mas para a empresa que você trabalha não é bom ter esse tipo de exposição. Exemplo: um funcionário de uma empresa fez algo semelhante em sua rede social e, por causa de uma foto publicada, a empresa em que trabalhava perdeu 8% das vendas com a repercussão.  Portanto, nada de tirar fotos desse tipo. Cuidado, porque não temos o direito de impactar negativamente na reputação de uma empresa que demorou décadas para chegar ali. Não podemos. Temos de pensar nisso.




Foto: Google Images



MERITOCRACIA
Devemos aumentar a cultura da meritocracia e do profissionalismo. Cobrar o resultado final da coisa. Cumpriu metas? Recebe bônus, prêmios etc. Se não cumpriu, tenta pela 2ª vez, mas, se continuar sem dar resultado pela 3ª vez, já é demais. Devolva para o mercado. Mérito com base em fatos, dados e consequências. Tem empresa que decide porque acha isso, gosta disso, etc, mas se não vender vai ser um problema. O segredo é: fato, dado, evidência, ouvir cliente. Isso é meritocracia. Quem faz o resultado em última instância são as pessoas. Um time bem joga bem. Nós temos um compromisso com o resultado final. Devemos cobrar com respeito, com profissionalismo. Quando é conflito, é positivo. Quando as pessoas se desentendem e criam ações para o resultado final, é marca da grandeza, não é briga. Briga é apontar o dedo...
Devemos treinar e treinar sempre. Exemplo: empresa apoiar profissional para estudar, para crescer, afiar a mente, porque se parar acabou, acabou o tempo.
Devemos encantar pelo fator humano. Tratar cliente com gentileza. Sorrir. Cumprimentar por telefone. Ter espírito positivo real. É ótimo quando isso acontece. Isso é diferenciador. 


Foto: Google Images

Teste: Pense em todas as empresas no mundo inteiro que marcaram você em todos os setores pelo aspecto humano, pelo carinho, pela grandeza humana? (eu pensei em 2: Apple e Arezzo)

Resposta: Ninguém consegue pensar em 5 empresas, nem em 4. 10% dos presentes pensaram em 1 empresa. Resumindo: 80% das pessoas conseguem pensar em 2 empresas no mundo com esse diferencial e você como empresa pensando que pode chegar lá....
Se errar, erre de uma vez e entenda o que deu errado. Crie plano de ação e vá consertar. Não espere estabilidade pra agir. O mundo agora é instável. É rápido. Velocidade hoje não é mais questão de diferenciação, é questão de sobrevivência. "Não devemos confundir rapidez com ser estabanado, senão dá tudo errado." É estrutura que nos move para o feito, que é melhor que perfeito. Não espere ficar 80%, 90% bom para melhorar. Vá fazendo...


Foto: Google Images

FUTURO
Humildade e inteligência são peças fundamentais para enxergar rápido o futuro. É essa estrutura que precisamos continuar amarrando e buscando, criando cultura na empresa. Se o indivíduo vai bem, a equipe vai bem. Se a equipe vai bem, as áreas vão bem. Se as áreas vão bem a empresa vai bem também. Comece pelos indivíduos. O quanto estamos investindo nele? O quanto estamos acordando com ânimo? Esporte é importante por isso. Ajuda a se conectar com algo. Cria força interior. Se a gente não acordar se olhando no espelho e se sentindo amado e amando, tem que mudar. Você tem que estar no seu melhor. Intelectualmente, espiritualmente e fisicamente. As pessoas se sentem bem quando chegam perto de gente assim. Assim como tem gente que a gente se sente mal só de cumprimentar. Pensem nisso!!!

Excelente ainda não é o bastante. Deve ser permanentemente excelente.
Evolução permanente. 

Contato:
(Diagnóstico sobre sua capacidade na empresa, DEC. Acesse, avalie e saiba onde tem que agir para potencializar seus resultados.)
@carloscaixetaonline (Facebook)
Carlos G. F. Caixeta (Linkedin)

Comentários

Postagens mais visitadas