O QUE É PERSONAL BRANDING?
"A sua marca pessoal é a forma como vc é lembrado pelas pessoas." Mag Ribeiro
Recentemente, assisti à uma palestra voltada para a construção da nossa marca pessoal, conhecida como Personal Branding. A palestra, proferida por Ilana Berenholc, no 1º Congresso On Line de Branding de Moda pelo Câmera Fashion - dez/2015, fala sobre Personal Branding - A gestão da marca pessoal. Abaixo, um resumo sobre a palestra...
O que é Personal Branding?
- A marca que você deixa nas pessoas e no mundo é a sua marca pessoal.
-
Cada pessoa possui qualidades e características que são intransferíveis
e únicas. É percebida pelos amigos e pessoas ao redor. Essa é a sua
marca pessoal.
- No Personal Branding você vai usar as características da sua marca pessoal para trabalhar isso no mercado de forma pensada.
- Hoje sofremos influências externas, econômicas etc. A chave para isso é você saber usar sua marca pessoal.
Quais os benefícios de trabalhar sua marca pessoal?
-
Se você tem uma marca forte, o seu cliente vai ter mais facilidade de
diferenciar você dos outros, tanto como pessoa, como marca.
- Quanto mais você trabalha sua marca mais se torna diferenciado e competidor, e as pessoas vão ver você e vão lhe escolher. Aquele melhor posicionado será o mais lembrado.
-
Hoje, os produtos são muito semelhantes e os clientes não veem
diferença. O que vai diferenciar é a marca. Se você tem uma marca forte,
você será escolhido pelo diferencial que você oferece além do produto
em si, como credibilidade, qualidade e valor agregado.
-
Uma marca forte e trabalhada vai ter valor percebido pelo cliente.
Quando você se comunica adequadamente atrai o público certo. Então, você
precisa saber se comunicar de forma certa para ter esse resultado. Os
clientes vão pagar mais porque sabem do seu valor e o que você oferece.
Processo de Gerenciamento Pessoal
-
Investigação: processo inicial onde é feito uma análise considerando
tanto sua visão como ao seu redor. Você vai fazer uma pesquisa profunda
que define sua marca, que faz você ser único e que vai fazer os outros
perceberem quem você é. É um processo de olhar interno. Na investigação,
você analisa sua avaliação global, como, por exemplo, você se sai nas
redes sociais. Identifica pontos cegos, como limitações, feedbacks, e coisas que você vai descobrir sozinho.
-
Relacionamento: é o olhar do outro sobre você. Pode ajudar no processo e
trazer luz para identificar características que nós nem percebemos.
- Estratégia: você vai pensar nas melhores ações para atingir seu público-alvo.
-
Posicionamento e Visibilidade: define as melhores formas de comunicar e
interagir sua marca face a face. Deve-se monitorar e medir o impacto
desse processo.
- Acompanhamento
Processo Investigativo
-
Identidade: definir suas características como: estilo pessoal, traço
marcante, personalidade, valores, enfim, qual a sensação que você deixa
nas pessoas. Essas características vão deixar a sua marca pessoal. Esse é
o primeiro passo.
Ex.1:
Procure falar com 5 a 15 pessoas sobre você, através de e-mail.
Formular um questionário sobre quais são seus pontos mais fortes, e se
existe um ponto que você poderia mudar. Enviar para essas pessoas.
Ex.2: Pergunte a um grupo de amigos sobre como eles veem você em apenas uma palavra.
- Oferta: o que caracteriza o seu jeito de trabalhar, o que você faz.
-
Benefícios: que benefício alguém ganha lhe contratando. Além das
habilidades técnicas, o que mais você traz como benefício que impeça
alguém de conseguir isso com outra pessoa.
- Razões para acreditar: o que você pode trazer de informação que valide o seu expertize?
Você participa de algo, tem recomendação de alguém importante ou tem um
artigo publicado? Que elementos tangíveis você tem para oferecer de
mais concreto?
-
Posicionamento: você já tem ou já chegou a uma posição mais distinta?
Você é um profissional que traz benefícios mais atraentes? Esse
benefício que você tem pode ser copiado? Se sim, não é benefício. Você
sabe por que você hoje é contratado para trabalhar? (pesquisar essa
lista de itens sobre porque as pessoas querem trabalhar com você)
-
Público: quem são os influenciadores do seu público. Trabalhar a rede
de relacionamento e quantos graus separa o seu cliente ideal do que não
influencia ele. É importante entender quem é seu cliente ideal, mas
também como se conectar com eles.
-
Investimentos-chaves: identificar o que você necessita para se
posicionar. Falta equipamento, material, novos fornecedores,
consultoria, parceiro, tempo... Como você pode se organizar para
resolver isso. Falta treinamento? Desenvolver o planejamento do seu
negócio. Fazer uma lista de prioridades, tipo quando você vai começar e
tempo para executar.
- Resultados
- Onde você quer chegar daqui a 5 anos?
- Para onde você quer ir?
Quando
você definir isso, o caminho começará a surgir, a intuição começará a
fluir e você conseguirá chegar mais rápido, porque tem um objetivo já
definido.
Fonte: http://camerafashion.com.br
Imagem: http://camerafashion.com.br/wp/
Palestrante: Ilana Berenholc
(Estrategista em Personal Branding e Imagem)
Dando continuidade ao tema, nos dias 21, 22 e 23 de janeiro deste ano, participei de mais um módulo da pós-graduação em Negócios de Moda, sobre Práticas Profissionais em Negócios da Moda, com o palestrante Paulo Moreti, de São Paulo. O tema é voltado para o desenvolvimento da nossa marca pessoal (Personal Branding). Foram três dias de exercícios intensos na elaboração da nossa imagem.

Abaixo, os principais assuntos discutidos durante o curso...
Abaixo, uma série de exercícios para definir sua marca pessoal. No final, você deve reunir todas as informações e implantar o seu Personal Branding. Eu fiz o meu e demonstrei abaixo, como referência.

Palestrante: Paulo Moreti, Sócio da Element House of Ideas/SP
Material cedido para o curso de Pós-graduação Negócios da Moda - Senac/SP
Abaixo, a apresentação da minha marca pessoal...Material cedido para o curso de Pós-graduação Negócios da Moda - Senac/SP
"Marca pessoal é o que as pessoas dizem sobre você quando você sai da sala."
"Tudo que você posta nas mídias sociais tem impacto na sua marca pessoal. Como você quer ser conhecido?"































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