O QUE É PERSONAL BRANDING?

 "A sua marca pessoal é a forma como vc é lembrado pelas pessoas." Mag Ribeiro

Recentemente, assisti à uma palestra voltada para a construção da nossa marca pessoal, conhecida como Personal Branding. A palestra, proferida por Ilana Berenholc, no 1º Congresso On Line de Branding de Moda pelo Câmera Fashion - dez/2015, fala sobre Personal Branding - A gestão da marca pessoal. Abaixo, um resumo sobre a palestra...


O que é Personal Branding?

- A marca que você deixa nas pessoas e no mundo é a sua marca pessoal.
- Cada pessoa possui qualidades e características que são intransferíveis e únicas. É percebida pelos amigos e pessoas ao redor. Essa é a sua marca pessoal.
- No Personal Branding você vai usar as características da sua marca pessoal para trabalhar isso no mercado de forma pensada.
- Hoje sofremos influências externas, econômicas etc. A chave para isso é você saber usar sua marca pessoal.

Quais os benefícios de trabalhar sua marca pessoal?

- Se você tem uma marca forte, o seu cliente vai ter mais facilidade de diferenciar você dos outros, tanto como pessoa, como marca. 
- Quanto mais você trabalha sua marca mais se torna diferenciado e competidor, e as pessoas vão ver você e vão lhe escolher. Aquele melhor posicionado será o mais lembrado.
- Hoje, os produtos são muito semelhantes e os clientes não veem diferença. O que vai diferenciar é a marca. Se você tem uma marca forte, você será escolhido pelo diferencial que você oferece além do produto em si, como credibilidade, qualidade e valor agregado.
- Uma marca forte e trabalhada vai ter valor percebido pelo cliente. Quando você se comunica adequadamente atrai o público certo. Então, você precisa saber se comunicar de forma certa para ter esse resultado. Os clientes vão pagar mais porque sabem do seu valor e o que você oferece.

Processo de Gerenciamento Pessoal

- Investigação: processo inicial onde é feito uma análise considerando tanto sua visão como ao seu redor. Você vai fazer uma pesquisa profunda que define sua marca, que faz você ser único e que vai fazer os outros perceberem quem você é. É um processo de olhar interno. Na investigação, você analisa sua avaliação global, como, por exemplo, você se sai nas redes sociais. Identifica pontos cegos, como limitações, feedbacks, e coisas que você vai descobrir sozinho.

- Relacionamento: é o olhar do outro sobre você. Pode ajudar no processo e trazer luz para identificar características que nós nem percebemos.

- Estratégia: você vai pensar nas melhores ações para atingir seu público-alvo.

- Posicionamento e Visibilidade: define as melhores formas de comunicar e interagir sua marca face a face. Deve-se monitorar e medir o impacto desse processo.

- Acompanhamento

Processo Investigativo

- Identidade: definir suas características como: estilo pessoal, traço marcante, personalidade, valores, enfim, qual a sensação que você deixa nas pessoas. Essas características vão deixar a sua marca pessoal. Esse é o primeiro passo. 

Ex.1: Procure falar com 5 a 15 pessoas sobre você, através de e-mail. Formular um questionário sobre quais são seus pontos mais fortes, e se existe um ponto que você poderia mudar. Enviar para essas pessoas.

Ex.2: Pergunte a um grupo de amigos sobre como eles veem você em apenas uma palavra.

- Oferta: o que caracteriza o seu jeito de trabalhar, o que você faz.

- Benefícios: que benefício alguém ganha lhe contratando. Além das habilidades técnicas, o que mais você traz como benefício que impeça alguém de conseguir isso com outra pessoa.

- Razões para acreditar: o que você pode trazer de informação que valide o seu expertize? Você participa de algo, tem recomendação de alguém importante ou tem um artigo publicado? Que elementos tangíveis você tem para oferecer de mais concreto?

- Posicionamento: você já tem ou já chegou a uma posição mais distinta? Você é um profissional que traz benefícios mais atraentes? Esse benefício que você tem pode ser copiado? Se sim, não é benefício. Você sabe por que você hoje é contratado para trabalhar? (pesquisar essa lista de itens sobre porque as pessoas querem trabalhar com você)

- Público: quem são os influenciadores do seu público. Trabalhar a rede de relacionamento e quantos graus separa o seu cliente ideal do que não influencia ele. É importante entender quem é seu cliente ideal, mas também como se conectar com eles.

- Investimentos-chaves: identificar o que você necessita para se posicionar. Falta equipamento, material, novos fornecedores, consultoria, parceiro, tempo... Como você pode se organizar para resolver isso. Falta treinamento? Desenvolver o planejamento do seu negócio. Fazer uma lista de prioridades, tipo quando você vai começar e tempo para executar.

- Resultados

- Onde você quer chegar daqui a 5 anos?

- Para onde você quer ir?

Quando você definir isso, o caminho começará a surgir, a intuição começará a fluir e você conseguirá chegar mais rápido, porque tem um objetivo já definido.

Fonte: http://camerafashion.com.br
Imagem: http://camerafashion.com.br/wp/

Palestrante: Ilana Berenholc
(Estrategista em Personal Branding e Imagem)



Dando continuidade ao tema, nos dias 21, 22 e 23 de janeiro deste ano, participei de mais um módulo da pós-graduação em Negócios de Moda, sobre Práticas Profissionais em Negócios da Moda, com o palestrante Paulo Moreti, de São Paulo. O tema é voltado para o desenvolvimento da nossa marca pessoal (Personal Branding). Foram três dias de exercícios intensos na elaboração da nossa imagem.



 
 Abaixo, os principais assuntos discutidos durante o curso...




Abaixo, uma série de exercícios para definir sua marca pessoal. No final, você deve reunir todas as informações e implantar o seu Personal Branding. Eu fiz o meu e demonstrei abaixo, como referência.






















Palestrante: Paulo Moreti, Sócio da Element House of Ideas/SP
Material cedido para o curso de Pós-graduação Negócios da Moda - Senac/SP

Abaixo, a apresentação da minha marca pessoal...

































"Marca pessoal é o que as pessoas dizem sobre você quando você sai da sala."





"Sua marca pessoal é o que diferencia você dos outros."


"Tudo que você posta nas mídias sociais tem impacto na sua marca pessoal. Como você quer ser conhecido?"

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