150 anos do Pintor Henri de Toulouse-Lautrec
Hoje o Google traz uma homenagem especial a Henri Marie Raymond de Toulouse-Lautrec Monfa, pintor pós-impressionista francês e litógrafo (técnica de fazer gravuras em pedra para impressão), conhecido por pintar a vida boêmia de Paris do final do século XIX. Por ser também um boêmio, faleceu precocemente aos 36 anos de alcoolismo.
At the Moulin Rouge, The Dance - Henri de Toulouse-Lautrec
At the Races, 1899. Oil on canvas. Musee Toulouse-Lautrec
O pintor parece um artista emergente no que diz respeito à sua popularidade na pintura, mas impressiona na quantidade de obras e delicadeza dos retratos dos bailes, bares, vestimentas, nus e paisagens que lembram o impressionismo de Van Gogh, um dos meus artistas preferidos...
La Toilette, 1896. Henri de Toulouse-Lautrec
Henri de Toulouse-Lautrec deixou um legado importantíssimo no que se refere às suas obras e comercialização da arte, revolucionando o design gráfico dos cartazes publicitários, ajudando a "modelar" um novo estilo, conhecido posteriormente por Art Nouveau (Arte nova), um estilo internacional de arquitetura e artes decorativas, inspirado por formas naturais e linhas curvas. O Art Nouveau foi muito popular na europa durante o período de 1890 à 1910, época também conhecida por Belle Époque (Bela época), onde profundas transformações artísticas e culturais surgiram com os cinemas, cabarés etc, que traduziram um novo modo de pensar e viver cotidiano.
Cartaz, Reine de Joie, litografia colorida, 1892, Henri de Toulouse-Lautrec - Museu Toulouse- Lautrec


.jpg)
_1892.jpg)


Comentários
Postar um comentário