Movimento Punk - um Ideal que virou Moda


tendências de moda: das passarelas às ruas

Uma tendência de moda normalmente passa por 5 etapas até se tornar obsoleta. 
São elas: Lançamento, Aceitação, Consumo, Massificação (cópia) e Desgaste. 
Normalmente, o lançamento surge nas passarelas de alta-costura ou no estilo das celebridades - como as cantoras Madonna e Beyoncé - e se torna aceitável por aqueles que estão mais próximos e são formadores de opinião. A mídia traduz a tendência e as marcas comercializam, gerando o consumo, que em pouco tempo se massifica, tornando-se comum e desgastado. Daí, vem a necessidade de se buscar novas tendências, pois a moda é um fenômeno temporário de um estilo copiado. O que não quer dizer que a moda deva ser copiada, mas interpretada, pois não se pode desprezar todo o trabalho que existe por trás das tendências, como as chamadas macrotendências, pesquisa de tecidos, materiais e cores, e q podem ser traduzidos de diferentes formas, dependendo do ponto de vista de cada um. As passarelas lançam, a mídia propaga e os estilistas transformam. Esse é o efeito trickle-down ou gotejamento.

tendências de moda: das ruas às passarelas

Mas a tendência de moda também pode fazer o caminho inverno ao das passarelas, surgindo primeiramente nas ruas, através de mudanças de pensamento e atitude. É o efeito bubble-upou ebulição, referente à moda que vem das ruas, onde formadores de opinião e celebridades passam a aderi-la com um toque street, como foi o movimento Punk.
O movimento punk surgiu em Londres, a partir de 1976, e representou a revolta de jovens que não conseguiam se colocar no mercado de trabalho. Como a maior força empregadora de mão-de-obra jovem de Londres na época era a indústria de confecções, os jovens que não conseguiam ingressar na indústria reagiram da seguinte forma: "Se eu não tenho futuro nesta indústria, então esta indústria também não tem futuro comigo" (Inventando Moda, 2003). Pronto! Iniciou-se, assim, uma manifestação que logo se percebeu pela forma de vestir, onde os jovens passaram a usar roupas destruídas e sujas, demonstrando desprezo à indústria da moda. Esse movimento de anti-moda acabou gerando um padrão - ou uma moda, chamada de punk - que foi adaptado e adotado por outros grupos inspirados por eles. Estilistas como Vivienne Westwood, perceberam essa forte tendência bubble-up e criou coleções inspiradas no estilo dos jovens rebeldes, como jeans rasgado, couro preto e cabelos coloridos. O que era uma anti-moda passou a ser chique. O movimento de revolta perdeu seu caráter de agressividade e pessimismo e tornou-se uma grande tendência de moda que, de décadas em décadas, se repete e se reinventa...
Mag Ribeiro 

Comentários

Postagens mais visitadas